segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Mensalão: STF decide hoje se Zé Dirceu e outros 12 formaram quadrilha


José Dirceu é tido como um dos cabeças do esquema do mensalão.
José Dirceu é tido como um dos cabeças do esquema do mensalão.
Depois de quase três meses, o Supremo Tribunal Federal (STF) termina nesta semana o julgamento do processo de mensalão.
Nesta segunda-feira, 22, os ministros do STF decidem se houve o crime de formação de quadrilha envolvendo 13 réus do núcleo político, publicitário e financeiro. É uma das partes mais simbólicas do julgamento, que deverá culminar com a condenação do ex-ministro José Dirceu por formação de quadrilha.
Na sessão desta segunda, a tendência é que o voto do relator Joaquim Barbosa sobre formação de quadrilha seja acompanhado pela maioria dos ministros do STF. Barbosa condenou 11 dos 13 réus. Já ministro revisor Ricardo Lewandowski absolveu todos os acusados. O voto de Barbosa deverá ser acompanhado por seis ministros do STF.
Deverão ser condenados por formação de quadrilha integrantes do núcleo político – José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares – e do núcleo publicitário (Marcos Valério, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz e Simone Vasconcelos). Do núcleo financeiro, a previsão é de condenação de integrantes do Banco Rural – Kátia Rabello, José Roberto Salgado e Vinícius Samarane. Em seu voto, Barbosa absolveu Geiza Dias e Ayanna Tenório.
A expectativa é que os ministros Dias Toffoli, Rosa Weber e Carmem Lúcia acompanhem o voto de Lewandowski e absolvam os réus acusados de formação de quadrilha. Como Rosa Weber e Carmem Lúcia entenderam que não houve formação de quadrilha quando julgaram os partidos menores, a tendência agora é que sigam a mesma linha.
Penas. Com o fim do julgamento dos sete capítulos do processo, os ministros do Supremo vão definir esta semana, que antecede o 2º turno das eleiçõe, as penas a cada um dos condenados. Também será definido se os ministros que votaram pela absolvição de réus devem participar da fase de escolha das respectivas punições.
A pedido do ministro Barbosa, o julgamento do mensalão foi acelerado e terá sessão extra nesta terça-feira, 23. Ele pretende viajar para a Alemanha, na próxima segunda-feira, para fazer um tratamento de saúde. A previsão é que nenhum dos acusados seja preso este ano. Segundo o ministro Celso de Mello, a prisão imediata dos condenados é inconstitucional.

Sine oferece novas vagas em São Luís para esta segunda-feira (22)


O Sistema Nacional de Empregos no Maranhão (Sine) oferece novas vagas de trabalho, nesta segunda-feira (22), em São Luís.
Para concorrer, o candidato deve estar cadastrado no Sine. O cadastro pode ser realizado de duas formas: presencialmente, na agência do Sine, com a carteira de trabalho, CPF, identidade e certificados originais de escolaridade; ou pela internet, por meio do Portal Trabalho Maranhão.
Os interessados podem ligar para o telefone 0800-098-0300 ou se dirigir à sede do Sine localizada na Rua Rua do Alecrim, 242, Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, de 7h às 13h
Confira as vagas:
Acompanhante de idosos
Ajudante de obras
Agente de portaria
Arquivista
Auxiliar de crédito
Assistente de vendas
Auxiliar administrativo pessoal
Auxiliar de linha de produção
Auxiliar mecânico de ar condicionado
Babá
Cabeleireiro
Chapista de lanchonete
Costureira em geral
Cozinheiro de restaurante
Cozinheiro do serviço doméstico
Eletricista de instalações de veículos automotores
Embalador a mão
Empregado doméstico nos serviços gerais
Estoquista
Faxineiro
Garçom
Gerente administrativo de lanchonete
Leiturista
Manicure
Mecânico de veículos
Mecânico de refrigeração
Motorista de caminhão
Motorista entregador
Motorista particular
Office-boy
Padeiro
Recepcionista em geral
Pedreiro de acabamento
Pintor de automóveis
Recepcionista de hotel
Servente de lanche
Serralheiro de alumínio

Fonte: G1.com

Comerciários de Chapadinha comemoram seu dia nesta segunda.


Por: Ações e Destaques




As lojas do Centro Comercial de Chapadinha amanheceram com as portas fechadas nesta segunda-feira (22), devido ao feriado do dia do Comerciário, celebrado oficialmente no dia 30 de outubro.

Quem passou pelo centro da cidade, hoje, pela manhã, estranhou o comércio fechado e a baixa movimentação no entorno.


Estes estabelecimentos voltam a funcionar na terça-feira, 23. Bancos abrem normalmente no feriado.

O descanso – lembra a Câmara de Diretores Lojistas (CDL), é considerado repouso remunerado e está determinado na convenção coletiva de trabalho assinada entre empregadores e trabalhadores do comércio.

Às empresas que descumprirem o acordo trabalhista que decreta o feriado, serão submetidas ao pagamento de multa no valor de R$ 687 - equivalente ao piso da categoria. O pagamento será efetuado a cada profissional que comprove com cupons e notas fiscais, ter trabalhado no feriado.

Para ser ressarcido, o trabalhador deve se dirigir ao Sindicato dos Comerciários e este vai acionar a Justiça do Trabalho para que haja o cumprimento dos direitos trabalhistas.

Saiba o que funciona e o que não funciona

Bancos
As agências funcionarão normalmente, das 9h às 15h.

Correios
O atendimento será normal em todas as agências.

Lojas de rua

Todas as lojas são obrigadas a fechar.

Restaurantes e bares
Os estabelecimentos vão funcionar normalmente.


Supermercados
Todos os supermercado estarão fechados.