sábado, 24 de novembro de 2012

O drama do jovem desaparecido: assaltado, preso, linchado, sem dinheiro, sem roupas, sem memória e viajando a pé


Zeênio não consegue carona porque é confundido com um bandido.

Sem memória, após quase morrer linchado, não lembra nem o nome de sua cidade.
Por William Fernandes
Sexta, 23 de novembro de 2012

O drama vivido pela família de Zeênio Oliveira, desaparecido desde que saiu de São Paulo, em 11 de novembro, com destino a Chapadinha, só tem aumentado.

Embora tenha notícias de que esteja vivo, D. Belina, mão de Zeênio descobriu tristes fatos que o envolveram nos últimos dias, por onde tem passado.

As informações mais recentes dão conta de que ele teria sido vítima de assalto e ainda foi preso, depois de ter sido quase linchado ao ser confundido com um ladrão. Tudo isso, na cidade de Alto Alegre do Maranhão, próximo a Peritoró.

A mãe do lavrador foi à delegacia de Alto Alegre e lá soube que ele esteve detido. Os agentes a informaram de que ele estava praticamente sem memória, possivelmente após sofrer agressão de populares que o confundiram com um bandido.

Mesmo sem lembrar quase nada, Zeênio ainda conseguiu, com certa dificuldade, assinar o nome na delegacia. De lá, após ser liberado, ele tomou rumo ignorado, tendo como pertences apenas a roupa do corpo, pois o dinheiro que trazia de São Paulo e sua mochila com as outras roupas foram roubados.



D. Belina continuou suas buscas e foi seguindo pistas do filho, com informações em postos de combustíveis e em paradas de ônibus, onde as pessoas diziam tê-lo visto seguindo a pé, rumo a São Luis. Ele pedia carona, mas devido ao seu estado maltrapilho, as pessoas negavam.

Segundo informações, Zeênio diz às pessoas apenas que quer voltar para a sua cidade, mas não lembra o nome. D. Belina foi parar em São Luis, onde também obteve notícia de sua passagem.
As buscas seguem e o desespero da família e de amigos só aumenta.

Salve vidas! Semana Nacional do Doador Voluntário começa segunda-feira

Do G1 MA


Campanha será realizada no Maranhão pelo Hemomar, até dia 30. 
Objetivo é sensibilizar a população para a importância de doar sangue


Começa na próxima segunda-feira (26) a programação da Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que no estado será realizada pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). As ações se estendem até dia 30 deste mês. Com o tema “Você nem me conhece, mas pode salvar a minha vida”, a campanha visa enfatizar e divulgar a importância do ato de doar sangue para salvar vidas. Na segunda-feira (26) haverá coleta externa na Praça Deodoro (Centro), das 8h às 17h.
A mobilização é realizada anualmente na última semana de novembro e é alusiva ao Dia Nacional do Doador de Sangue (25 de novembro). A campanha terá veiculação institucional em rede nacional de emissoras de TV e de rádio, além de peças publicitárias como cartazes e back-bus. Tudo para ressaltar a necessidade de doadores para manutenção de estoque adequado ao atendimento da demanda de bolsas de sangue dos hospitais, principalmente nesse período, quando se aproximam as festas de fim de ano.
Doar sangue é bem mais fácil do que se pensa. Basta estar bem de saúde, pesar acima de 50 kg, ter idade entre 18 e 67 anos e apresentar documento de identificação. Menores de 18 anos necessitam ser acompanhados do responsável legal para autorização formal.
Outras condições necessárias antes da doação são: estar alimentado, dormir no mínimo seis horas na noite anterior e não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação.

Policial Militar Morre ao Bater de Moto em Animal na Estrada Entre São Bernardo e Magalhães de Almeida


O soldado da policia militar, Bonifácio Lopes de Sousa Neto, lotado em um Batalhão de São Luis, sofreu um grave acidente na noite de ontem (23) por volta das 19h40 na rodovia estadual que liga as cidades de São Bernardo e Magalhães de Almeida no Baixo Parnaíba, após se chocar violentamente com uma vaca.


De acordo com informações do Comando da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar de Chapadinha, o Soldado Bonifácio conduzia uma moto "Yamaha Fazer" sentido Magalhães de Almeida/São Bernardo. O acidente foi próximo ao povoado Melancias.


O soldado não usava capacete e bateu com a cabeça no chão. Bonifácio ainda foi socorrido por populares que passavam pelo local, para o hospital de Magalhães de Almeida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu minutos depois, após se chocar com o animal.