segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Especialista recomenda prudência na hora de usar o décimo terceiro salário

Imirante.com

Foto: Reprodução/Internet
SÃO LUÍS – Terminou, na última sexta-feira (30), o prazo para o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário. Até o dia 20 de dezembro, os empregadores deverão realizar o pagamento da segunda parcela. Adotado, no Brasil, desde julho de 1962, o décimo terceiro salário é direito garantido a alguns trabalhadores. O pagamento pode ser feito pelo empregador em duas ou mais parcelas durante o ano. O cálculo se baseia na remuneração integral do trabalhador, ou no caso de aposentados no valor da aposentadoria.
Com o dinheiro no bolso, é hora de pensar sobre o que fazer com esse benefício extra. De acordo com o professor universitário, contador, psicólogo e mestre em Administração Financeira, Jean Marlos Borba, a melhor opção é poupar. "Uma das primeiras coisas em que nós podemos pensar é no que não fazer, como não se exceder nas compras, sair um pouco dessa lógica irracional que a sociedade de consumo coloca para a gente, ou seja, aproveitar todas as oportunidades. Eu sei que é difícil, as tentações são grandes, a publicidade e propaganda está, o tempo inteiro, fazendo o chamado. Então, pensar, talvez, o que fazer com essa renda extra, como chamados, seja, inicialmente, ao invés de consumir, pensar numa poupança, quer dizer, pensar em guardar parte dessa renda, não apenas para consumir no futuro, mas para ter um patrimônio", explicou à reportagem do Imirante nesta segunda-feira (3). O especialista recomenda que, pelo menos, metade dessa renda extra seja aplicada em uma poupança.
Para não começar 2013 com as contas no vermelho, o professor dá outras dicas. "Se existem dívidas, podemos pensar em quitar essas dívidas, ou amortizar grande parte dessas dívidas. Em caso contrário, eu posso pensar em o que eu, dentro das minhas necessidades básicas, necessito com maior urgência. Fazer uma pesquisa de preço, mas, também, não pensando nesse acesso fácil ao crédito e comprar várias coisas ao mesmo tempo. Porque, geralmente, quando você compra várias coisas ao mesmo tempo, é bem provável que você acabe excedendo sua capacidade de pagamento", diz.
É importante, ainda, lembrar das despesas obrigatórias que chegam com o novo ano, como despesas escolares, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), etc. "Na família nuclear tradicional, pai, mãe e filhos, nós temos despesas básicas com relação não só à moradia, mas alimentação, saúde, segurança, lazer e as despesas relacionadas, no começo do ano, às escolas, para quem tem escola particular, fardamento, livros, ou seja, todo esse investimento, fora natação, inglês, uma série de coisas que acabam comprometendo", completa.

Concurso para Polícia Civil também teria sido fraudado


Por Blog do Foguinho

Como a logística do concurso para a Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Maranhão é a mesma da Polícia Civil, há indícios forts de que as provas para agentes penitenciários, agentes civis, escrivães, peritos criminais e delegados, também tenham sido vazadas.
Ontem, o blog publicou em primeira mão os levantamentos iniciais e as prisões feitas pela Polícia Civil, sob o comando do delegado Joviano Furtado, em alguns pontos onde as provas foram realizadas.
Os fraudadores foram presos e levados, com o material da prova, para a SEIC, onde a questão está sendo investigada. Por enquanto, a polícia procura manter sigilo sobre o caso, mas o delegado Sebastião Uchôa já confirmou a existência do vazamento das provas.
Ontem, no período da tarde, dois candidatos que fazia provas para delegado teriam sido presos com cópias dos originais das provas. Um dos casos aconteceu no Colégio Batista e outro no Ceuma II. Os candidatos, segundo alguns concorrentes, a todo instante pediam para ir ao banheiro.
Hoje, a Polícia Civil e a Fundação Getúlio Vargas, responsável pelas elaboração das provas, devem se pronunciar a respeito. Aguardem novas informações.