quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Jovem que caiu de brinquedo apresenta lesão neurológica grave

Segundo médico, Jhonatha Costa apresenta risco de ficar em estado vegetativo.

SÃO LUÍS – Em coma há 11 dias, o jovem Jhonatha Costa, que caiu do brinquedo Tapetto volante durante uma festa em São Luís, tem até 80% de risco de ficar em estado vegetativo. A informação foi confirmada ao Imirante.com pelo médico Emílio Carneiro, que acompanha seu quadro de saúde.
Jovem Jhonatha Costa que caiu de um brinquedo em São Luís durante festival de música/ Foto: Arquivo Pessoal
De acordo com o profissional, a lesão provocada pela queda causou graves danos ao cérebro de Jhonata, por ter atingido áreas nobres da cabeça, como o córtex cerebral. “É como se o cérebro dele estivesse desligado por causa do rompimento de neurônios”, resumiu o neurologista.
Desde que foi internado num hospital particular de São Luís, Jhonatha teve febre e não apresentou nenhum sinal de melhora em seu quadro clínico.
Relembre o caso
Jhonatha Costa caiu do brinquedo Tapetto volante durante a festa “Playground”

Você costuma ter muco na garganta? Saiba como evitar

O pigarro é uma irritação, geralmente, relacionada ao tabagismo e a ataques de gripe.
SÃO LUÍS - Muita gente sofre de incômodo na garganta causado por um muco, o tal pigarro, que é um problema muito comum. Ele está, geralmente, relacionado ao tabagismo e a ataques de gripe.
O pigarro é uma irritação na garganta, muitas vezes acompanhada de uma secreção (muco). Trata-se de um líquido espesso e pegajoso, que pode entupir o nariz e a garganta. O problema é desagradável e, às vezes, doloroso. Ele pode dificultar a passagem do ar, ou seja, a respiração, e prejudicar as cordas vocais, causando rouquidão ou mesmo perda temporária da voz.
Causas
A produção do muco é um processo natural do organismo, que o usa para se proteger, mas alguns problemas causam seu aumento irritando a garganta. As principais causas do pigarro são o tabagismo e a gripe.
Segundo especialistas, o tabaco causa alterações na superfície das vias aéreas que conduzem o ar até os pulmões.
Os componentes tóxicos de algumas substâncias presentes na fumaça do cigarro e também a temperatura dos gases inalados, pode causa a perda do funcionamento normal dos cílios, que são os pequenos "pelinhos" superficiais que têm a função de defesa, que mais tarde, podem morrer deixando as vias aéreas sem defesa. Isso pode diminuir a depuração de partículas na via aérea, causando a necessidade constante de limpeza da garganta com pigarros frequentes.

O pigarro também pode aparecer depois de resfriados e gripes, pois nesse caso há maior concentração de células da defesa na via respiratória, causando "irritação" no local, além da diminuição transitória do funcionamento dos cílios. Também há maior produção de secreções, o que causa a necessidade constante de limpeza da garganta.
Além do tabagismo, gripes e resfriados, outras doenças causadas por microorganismos causam pigarro pelas mesmas causas, tais como sinusites e

Jovem está desaparecido em Chapadinha e mãe pede ajuda para encontrar



Por: Blog do Foguinho

A Srª, Maria do Amparo registrou hoje, 24, um BO na Delegacia de Polícia Civil de Chapadinha, para comunicar o desaparecimento do seu filho, Francisco Jonas Lima Medeiros de 29 anos.

Maria do Amparo disse ao Blog que seu filho saiu de casa no dia, 16, que fica localizada na rua projetada 4 casa 15, no Bairro Alto Fogoso.

A mãe disse que viu o filho no dia seguinte na rua, daí em diante ela não o viu mais.

Amigos disseram que viram Jonas