sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Vereador Preto Diniz e Empresário Araujo Diniz ajudam em um ato de SOLIDARIEDADE!!!

Maria dos Remédios Alves dos Santos (55 anos) conhecida como pandu, estava passando por dificuldade, pois precisava de uma cadeira de rodas urgente, vendo isso o vereador Preto Diniz juntamente com o empresário Araujo Diniz e com o apoio dos vereadores, conseguiram levar esse presente para Dona Maria, que não ficará apenas na cadeira de rodas, mais outros ainda viram como uma cama que lhe será entregue em breve, Dona Maria recebeu uma doação dos funcionários do CRAS, que lhe deram um ventilador, e a equipe da secretaria de saúde também lhe doaram algumas sextas básicas, tudo isso pensando apenas no bem dessa senhora.
Todos estão de parabéns por esse trabalho de solidariedade que fizeram e estão fazendo!





I Gincana da Leitura no Colégio Maria Moreno

O Colégio Maria Moreno Lima realizou dia 25 e 26 de outubro a I Gincana da Leitura com alunos de 1° ao 5° ano.
Foram cinco equipes: Vermelho. Braco, Amarelo,Azul e verde, onde participaram de varias provas que testaram seus conhecimentos e fizeram com que os alunos interagissem de maneira extrovertida.
O tema da gincana foi: Estudando e brincando no universo da leitura, que teve como apoio a Secretaria de Educação que ajudou para que essa gincana fosse realizada.
O objetivo do projeto é promover a integração entre os estudantes, através de atividades sócios educacionais contribuindo para a formação cultural e social dos alunos.  
A diretora da Escola Maria Moreno ( Maria Henrique) diz ter amado o projeto, pois foi muito proveitoso e viu a emoção e integração dos alunos em participar das atividades apresentadas, disse também que já tem planos para o próximo ano onde vai buscar cada vez mais maneiras de incentivar os alunos a ter amor pela leitura, pelo estudo.
Diretora  Maria Henrique e Professora Bernada









Equipe que venceu em 3° lugar

Equipe que venceu em 2º lugar


Equipe vencedora




VEJA TODAS AS FOTOS AQUI

COMUNICADO

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mata Roma - SINPSEMA - comunica a todos os professores da rede municipal que a Entidade está recebendo a documentação para as ações judiciais que cobrarão do atual governo o cumprimento da Lei Federal 11.738/2008 - Lei do Piso Nacional -, a qual assegura aos educadores 1/3 (um terço) da jornada do trabalho docente para atividades extraclasse.


Documentos necessários   (XEROX)

- Documentos pessoais;
- Termo de posse e nomeação;
- Contracheque atual;
- Comprovante de endereço.

Obs.: A referida documentação deverá ser entregue pelos interessados até o dia 01 de novembro do corrente ano.

Fonte: Sinpsema
Mata Roma, 25 de outubro de 2013.

Maranhão adere ao programa “Mulher, Viver sem Violência”


Governadora Roseana recebe da ministra Eleonora Menicucci a chave da unidade móvel do programa
Governadora Roseana recebe da ministra Eleonora Menicucci a chave da unidade móvel do programa
O Maranhão é o décimo estado brasileiro a aderir ao “Mulher, Viver sem Violência”. Esta é um programa do governo federal que auxilia com combate a violência contra a mulher em áreas rurais. A assinatura do Termo de Adesão, nesta quarta-feira (23), no Palácio dos Leões.
A solenidade de adesão contou com a presença da governadora Roseana Sarney; da ministra chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), Eleonora Menicucci; de prefeitos, autoridades do judiciário, do legislativo e de cerca de 300 trabalhadoras rurais de diversos municípios e representantes de movimentos femininos.
Com a participação no programa, o estado recebeu duas unidades móveis para atender mulheres em situação de violência no campo e na floresta. Os veículos levarão serviços de informação e orientação sobre direitos e Lei Maria da Penha. Essas unidades devem percorrer as comunidades rurais em todo o Maranhão. O calendário ainda será definido.
Atendimento integral – O programa “Mulher, Viver sem Violência” tem seis eixos estratégicos. Além da construção e manutenção da Casa da Mulher Brasileira – uma em cada capital; prevê a transformação da Central de Atendimento à Mulher-Ligue 180 em Disque-Denúncia; a organização dos serviços na saúde e na coleta de vestígios de crimes sexuais, em parceria com os ministérios da Saúde e da Justiça; a criação de seis centros de atendimento em fronteiras secas para enfrentar o tráfico de mulheres; e campanhas continuadas de comunicação para prevenção da violência.
FONTE:Cn1.com

Secretaria de Saúde de Brejo contesta acusação de descaso com paciente: “Denúncia infundada. Mais um factóide. Há interesses políticos por trás disso tudo”.













Na última segunda, 21, um blog de Timon postou uma suposta denúncia, afirmando que uma dona de casa moradora da localidade Repartição, zona rural de Brejo, teria mantido contato e relatado o que seria uma situação de descaso da secretaria municipal de Saúde do município com sua filha, de 28 anos, que estaria em fase terminal de um câncer no pulmão.

Segundo a postagem, a secretaria não estaria dando assistência à paciente e teria “suspendido o fornecimento de oxigênio domiciliar”.

A secretária de Saúde de Brejo, Lílian Caldas e a adjunta, Maria Zélia, a “Zelinda”, contestaram a informação e a trataram, como mais um factóide. “Desconfio que tem gente da oposição por trás deste factóide, mais um, com interesses políticos, a fim de manchar a imagem da atual administração”, disse Zelinda.

“O que a paciente tem é uma fibrose pulmonar. Nunca suspendemos o fornecimento do oxigênio. No dia em que dona Maria nos procurou, coincidiu de a secretária estar em São Luis, na secretaria de estado da Saúde, e eu, em uma audiência, no Fórum de Brejo e não tinha como atendê-la. Então, a assessora da secretária de Saúde explicou a situação e pediu a Dona Maria que conseguisse o oxigênio de forma particular somente naquele dia e que retornasse no dia seguinte, para receber o oxigênio da secretaria, pois a única loja que vende o produto na região só libera com autorização e na presença da secretária ou da adjunta, e ambas não podiam naquele momento”, esclareceu Zelinda.

Maria da Guia conseguiu um dinheiro emprestado e comprou uma garrafa de oxigênio e retornou no dia seguinte à secretaria de Saúde, onde recebeu mais garrafas. A adjunta disse que, fora esse dia, o fornecimento nunca parou e vai continuar.

Desde quando a secretaria de Saúde começou a fornecer o oxigênio, em julho deste ano, a paciente recebe 14 garrafas por mês. Cada garrafa custa R$ 183,00 e dura dois dias e meio. A secretária mostrou todos os recibos assinados por Maria da Guia, confirmando que o oxigênio está sendo entregue.

Zelinda disse não acreditar que uma lavradora, que mora em uma distante localidade da zona rural tenha ido atrás de um blog situado na cidade de Timom, a mais de 200km de distância, se ela poderia, na pior das hipóteses procurar outros meios, ou até mesmo um blog da cidade para denunciar.

Após a postagem no blog de Timon, Zelinda recebeu Dona Maria da Guia, mãe da paciente, em seu gabinete na secretaria de Saúde e disse que a lavradora afirmou não conhecer nenhum blogueiro e que não entrou em contato com nenhum e nem permitiu que alguém usasse seu nome e o nome de sua filha, expondo-a dessa forma. Não aceita usarem a filha dela para fazerem propaganda política.


“Lamentamos que existam pessoas com interesses escusos, que estejam usando pessoas menos esclarecidas para tentarem denegrir a imagem da atual administração. Estamos nos esforçando ao máximo para oferecer um serviço de qualidade à nossa população e assim continuaremos, independente de ter alguém tentando nos atrapalhar, trabalhando contra o bem-estar de todos”, finalizou a adjunta.
FONTE:Cn1.com

BRUTALIDADE! Menina de 5 anos é estuprada e morre com infecção no MA


Foto da criança suspeita do Estupro da menina Daniele, ele é primo da vitima e tem apenas 12 anos de idade


Uma menina de 5 anos foi enterrada ontem, no povoado Tigidor, em Pinheiro, depois de morrer vítima de uma infecção causada por estupro. O clima é de revolta na comunidade.
Inicialmente, o único suspeito é um adolescente de 12 anos. A vítima morava com tios e avós e estava internada desde a semana passada.
O mais curioso no caso é que, antes de a criança ser enterrada, praticamente todo mundo na cidade sabia que ela havia sido vítima de estupro. Mesmo assim, a Polícia Civil local não pediu nenhum tipo de exame para confirmar se a infecção teve relação com a violência sexual.
Vamos relembrar o caso: Uma menina de apenas 5 anos de idade, foi estuprada na manhã do ultimo dia  (21) segunda – feira. O abuso aconteceu no povoado Bacabal a 18 km do centro da Cidade de Pinheiro. Daniele Cristina de Azevedo Rodrigues era filha de José Alexandre Silva Rodrigues de 30 anos e Roseane Azevedo de 20 anos. 
O Coronel Ramos Comandante do 10º BPM em Pinheiro e a equipe do GOE, desde as primeiras horas, foram para região do ocorrido colher informações em busca de um suspeito.
O Coronel Ramos, Afirmou que todas as informações colhidas apontavam para o menor A.D.S.A de apenas 12 anos que seria primo da vitima.   Abordado o menor mostrou ser muito maduro e disse que não queria ser filmado e fotografado. O menor decidiu abrir dialogo chamando um dos Pms a parte confessando o crime.
A.D.S.A afirmou que por três vezes abusou da menor de apenas 5 anos. Mesmo com pouca idade o garoto já era temido na região,  onde até seu padrasto já tinha mudado de residência por sofrer ameaças  do Garoto.
O menor infrator se encontra neste momento no quartel da PM em pinheiro onde ficará a disposição da Justiça.
Fonte: Cn1.com