segunda-feira, 28 de outubro de 2013

1ª CAMINHADA OUTUBRO ROSA EM MATA ROMA-MA

A Prefeitura Municipal de Mata Roma por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou na última sexta-feira (25) a “1ª Caminhada Outubro Rosa” mobilizando as mulheres matarromenses ao combate contra o Câncer de Mama.
O Outubro Rosa é um movimento popular internacional, teve início nos Estados Unidos na década de 1990 e foi criado como forma de orientar as mulheres sobre o câncer de mama e conscientizar a população sobre a importância da detecção precoce da doença para redução da mortalidade. No Brasil, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) trouxe o símbolo da luta contra a patologia em 2008.
O Rosa simboliza alerta as mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nessa faixa etária.
No Brasil, o Câncer de mama é a 2ª causa de morte entre as mulheres, em 2011 a doença fez 13.225 vitimas, segundo a OMS. 
CONFIRA TODAS AS FOTOS DO EVENTO AQUI!





A caminhada se iniciou ás 17 horas na Praça Governador José Sarney e percorreu algumas das principais ruas da cidade levando a Academia da Saúde do Aeroporto.Mulheres se uniram as profissionais de saúde no ato que foi acompanhada por um trio elétrico animado pelo educador físico Russel, pela Policia Miltar e Ambulância. Houve a distribuição de kits com camisas, presevativos imãs e fôlder explicativo


CONFIRA TODAS AS FOTOS DO EVENTO AQUI!








A Caminhada teve a participação da Verª. Geisa Lobo, representando o poder legislativo do município, do Secretário de Saúde Gustavo Corrêa, da Assistente Social Ivandra Mello, da Enfermeira Denise Zuqui, da Terapeuta Ocupacional Olindina Araujo e do Educador Físico Alberto Russel. Ao término da caminhada houve uma palestra da Drª Abigail contribuindo ao enriquecimento do evento como orientações e um relato de Rejane Moraes, Dir. da Biblioteca Municipal de Chapadinha, exemplo de superação que descobriu e curou-se do Câncer de Mama em 2010.


O relato da Chapadinhense Joseane, acometida pelo câncer de mama há um ano, emocionou as demais mulheres: "Claro que é difícil, mas as mulheres não podem ter medo de enfrentar, menos ainda de saber o diagnóstico. É o diagnóstico precoce e o enfrentamento que pode fazer tudo ficar bem". O que Joseane costuma dizer às pessoas que estão em tratamento contra o câncer é que tenham muita paciência. "O tratamento é longo e muitas vezes tão agressivo quanto a doença. Mas é preciso ter muita paciência e colocar Deus no comando".



CONFIRA TODAS AS FOTOS DO EVENTO AQUI!



Homem é executado com cinco tiros em frente sua residência em Brejo-MA

Por CN1/Luiz Carlos Jr e Blog do Foguinho

Segunda-Feira, 28 de outubro de 2013



Um homem conhecido por Luis Mendes foi assassinado por volta das 21h  deste domingo no bairro Zé Gomes em Brejo-MA.

De acordo com a polícia, Luis  estava em casa quando dois elementos em uma motocicleta chamaram a vítima  no portão, em seguida dispararam  cinco tiros contra Luis Mendes que morreu na hora. 

A polícia ainda não sabe os motivos do crime, mas descarta a possibilidade de assalto.

extraido: Blog do Ravel